terça-feira, 21 de outubro de 2014

II JORNADA PRÉ ACADÊMICA

A escola é uma instância vinculada ao todo social, e pensamos que é preciso transformá-la em um espaço onde a intenção seja proporcionar condições para o ensino-aprendizagem. Dessa forma, a EEEFM Benício Lopes realizou no período de 07à 09/09/14, a II edição da Jornada Pré-acadêmica, com objetivo de compartilhar experiências entre alunos e disponibilizar conhecimentos a comunidade, interagindo com outras instituições de ensino. 

 A jornada somou esforços entre a comunidade escolar e as demais instituições de ensino, que participaram trazendo questões relevantes para incentivar o corpo discente a fazerem escolhas e leitura crítica da realidade, a partir de instrumentos capazes de decodificar esta realidade e futuras relações com o panorama do Ensino Superior. 















A Jornada pré- acadêmica se consolida no sentido de esclarecer os modelos adotados pelo ENEM e possibilitar ao aluno pleitear uma vaga em algum curso das muitas instituições federais, estaduais ou privadas de ensino superior. 

 Dessa forma, há também o objetivo de levar aos alunos concludentes do Ensino Médio à universidade, uma vez que atualmente, muitas delas optam apenas pelo Enem. 

 Pensando nestes aspectos é que a Escola Benício Lopes apresenta uma proposta pedagógica que instrumentalize seus alunos, na busca de tais objetivos, e que possam, a partir deste trabalho, ter a oportunidade de atingir suas metas pessoais, a de ter a possibilidade de chegar à universidade e ter sucesso em suas vidas. 

 “Um estudante do 3º ano do ensino médio discursou fazendo uma abordagem da importância da Jornada Pré-acadêmica para a comunidade estudantil.

 A partir das palestras, mostras e oficinas, foi possível observar a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas , com a finalidade de contribuir para uma melhor aprendizagem no ensino médio. 

 Durante a jornada conversamos com a profª Fátima Paes, que abordou uma série de diálogos e informações com dicas para a escolha profissional e a preparação para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 MOSTRA DE QUÍMICA Durante a aplicação de uma oficina didática sobre conceitos de ácidos, bases e pH a partir de atividades experimentais. 

 A importância da inclusão de estratégias didáticas contextualizadas para o ensino de Química é de grande importância no processo ensino-aprendizagem, porque retira o aluno da posição de espectador passivo, proporcionando aprendizagens significativas.

PROFESSOR DE ARTE NA OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO A utilização da música nas diversas atividades humanas pode ser estimulada com a práxis de musicalização. Pois, só assim pode-se atender aos diferentes aspectos do desenvolvimento humano, físico, mental, social. As atividades visam a compreensão e vivência da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. 

 Ao considerar as diferentes habilidades, a escola está dando oportunidade para que o aluno se destaque e trabalhe as outras inteligências ou pelo menos uma delas. Visando uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje. 

 Diálogos sobre o Curso de pedagogia: O pedagogo deve ser, hoje, o profissional que atue nas várias instâncias da prática educativa e empresarial, direta ou indiretamente ligadas às organizações e aos processos de transmissão, assimilação e modos de ação dos saberes. 

 A pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana.

O GRUPO JAPIM apresenta espetáculo teatral ‘Cale-se’, a peça, encenada por 06 atores, retrata o drama vivido por jovens no período da ditadura militar no Brasil. 

 Foi uma época em que a censura reprimia os sonhos, os ideais de liberdade, as manifestações artísticas e intelectuais voltadas para o senso crítico. O texto aborda questões atuais com o mesmo sentido. Foi retratado, através da linguagem teatral, essa discussão de que a opressão ainda está presente nos nossos dias. 

COORDENADORAS E PROFESSORES NA MEDIAÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA O objetivo é buscar o aprofundamento dos debates acerca da temática, num processo de formação. Espera-se ainda que as atividades propostas na jornada possam contribuir para o processo de ensino aprendizagem. 

 Sarau Cultural


slideshow | Viewer

Outras atividades desenvolvidas durante a II Jornada Pré Acadêmica.

2 comentários:

  1. Observo que a II Jornada Pré-acadêmica foi uma atividade desenvolvida de cordo com o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI e com o Programa Jovem de Futuro, que proporcionam aos alunos, professores e gestão meios para melhorar a organização e execução das ações e projetos do ensino médio da escola.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria, também, de observar a valiosíssima participação dos professores, alunos, coordenação e direção para a excelente apresentação das atividades desenvolvidas na Jornada Pré-acadêmica. Agradecer a todos que se empenharam para que o evento pudesse ser executado com sucesso, como o foi. Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir